quinta-feira, 5 de maio de 2011

ATIVIDADES AVALIATIVAS - GEOGRAFIA - 2F ATÉ 2J

Olá, pessoal.

Seguem orientações de duas das atividades avaliativas que realizaremos ao longo do Segundo Bimestre de 2011 no curso de Geografia do Brasil com as turmas do Segundo Ano do Ensino Médio (2F, 2G, 2H, 2I e 2J).

No caso dos seminários, a ordem das apresentações será a seguinte (e de acordo com os grupos divididos ainda no primeiro bimestre): SUL (grupo 1) e NORDESTE (grupo 2): capítulo 17 (os primeiros a se apresentarem); NORTE (grupo 3) e CENTRO-OESTE (grupo 4): capítulo 18; e SUDESTE (grupo 5): capítulo 19. No caso desse último seminário, o professor irá dividir as tarefas com o grupo respectivo (5). Considerando o material igual ao que segue, entregue na forma impressa hoje, 05/05/2011, a todos os grupos de todas as turmas, solicito que observem (e corrijam) um detalhe: a atividade avaliativa 02 valerá 3 pontos, ao invés dos 2 pontos inicialmente sugeridos. Todas as outras orientações necessárias seguem abaixo.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

CENTRO EDUCACIONAL 02 – GUARÁ

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

PROFESSOR: FÁBIO BORGES

SEGUNDO BIMESTRE

Caros Estudantes,

Seguem informações sobre duas das atividades avaliativas que faremos nesse segundo bimestre. Conforme acordado no final do primeiro bimestre. A proposta foi reelaborada de modo a ficar mais eficiente e sintética.

ATIVIDADE 01: AS REGIÕES BRASILEIRAS. (VALOR: 3 pontos)

PROPOSTA: Considerando as regiões brasileiras divididas entre os grupos formados no primeiro bimestre, façam pesquisa segundo os itens abaixo. O objetivo do trabalho é compreender como o espaço regional brasileiro sofreu mudanças ao longo da história. Isso pode tanto ser feito a partir da geografia quanto a partir de outro modo de conhecimento, se entendermos que toda forma do homem se relacionar com o mundo, independente da sua área de atuação (artística, cultural, científica, religiosa), ocorre no espaço. Como já vimos, o principal objeto de estudos da geografia é o espaço. Porém, suas transformações podem ser vistas a partir de várias áreas de conhecimentos ou linguagens, afinal, o mundo no qual existe a geografia, é o mesmo para um pintor, um cantor, um arquiteto, um físico, um escritor. Desse modo, a partir de qualquer área de conhecimento podemos demonstrar – quando compreendemos seu funcionamento, o seu modo particular de representar o mundo, a linguagem de que se serve para representá-lo – as transformações do espaço. O que se propõe aqui é buscar o elemento geográfico (no caso o espaço) em outros modos de conhecimento do mundo, além da ciência geográfica. O que se pede aos grupos é que demonstrem com a pesquisa de que modo as formas de ciência ou arte escolhidas abaixo representaram as mudanças ocorridas no espaço de uma região brasileira ao longo de um determinado tempo histórico.

1) Um geógrafo – Biografia. Contexto histórico. Apresentação de um de seus livros.

2) Um pintor de paisagem e/ou fotógrafo – Biografia. Contexto histórico. Obras conhecidas.

3) Um escritor – Biografia. Contexto histórico. Apresentação de um de seus principais livros.

4) Uma tradição da cultura popular – Biografia. Contexto histórico. Imagens (desenhos ou fotografias).

5) Um cineasta – Biografia. Contexto histórico. Apresentação escrita de um de seus filmes.

DESENVOLVIMENTO: todo o trabalho será divulgado no blog da turma. Deverá está disponível para ser avaliado pelo professor até as 23h59 do dia 27/06/2011. Não há limites para quantidade de imagens e vídeos. Todas as imagens e vídeos deverão ter legendas. Cada imagem deverá conter pequeno texto explicativo (mínino de 20 palavras e máximo de 40). Os textos deverão conter entre 450 e 500 palavras. Letra tamanho 12, Times new Roman, margens: 2,5 cm, espaço simples. Observemos que o item 1 permite a feitura de 3 textos. O item 2 apenas dois textos (considerando que as imagens terão texto à parte). O item 3 terá 3 textos (e pode ser ilustrado com passagens do livros escolhido). O item 4 terá dois textos e, por fim, o item 5 também 3 textos. Cada grupo poderá escrever ao professor solicitando sugestões e orientações por e-mail, através do representante do grupo. O endereço eletrônico é: carcara-gaviao@hotmail.com.

ATIVIDADE 02: SEMINÁRIOS (VALOR: 3 PONTOS)

Os mesmos 5 grupos do trabalho anterior organizarão seminários. Seminários são apresentações orais (com uso, se necessário, de equipamentos áudio-visuais) seguidas de debates. Cada grupo terá o tempo de 1 aula para realizar sua apresentação, ou seja, entre 40 e 45 minutos. Na semana que precede sua apresentação (7 dias antes) deverá, obrigatoriamente, disponibilizar para toda a turma um roteiro da sua apresentação (máximo uma folha), contendo as principais idéias que abordará. Os seminários serão sobre os capítulos 17, 18 e 19 do livro didático, porém, o livro deverá ser apenas ponto de partida, exigindo que procurem outras fontes de informação sobre o tema estudado. Serão avaliados: apresentação oral, roteiro escrito.

SEMANA 01 (23 – 27/05): grupos 01 e 02 – capítulo 17.

SEMANA 02 (30/05 – 03/06): grupos 03 e 04 – capítulo 18.

SEMANA 03 (06 – 10/06): grupo 05 – capítulo 19.


(Lembrando que, os grupos 01 e 02 deverão entregar seus roteiros na semana de 16 – 20/05, os grupos 03 e 04 na semana de 23 – 27/05 e o grupo 05 na semana de 30/05 a 03/06).

um abraço e bom fim de semana a todos.
Fábio Borges

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